Salto do Lontra - Sudoeste do Paraná     
 

Francisco Beltrão   |  Samu 192   |   quinta-feira, 20 de junho de 2013

Mais de mil atendimentos feitos pelo Samu 192 de Francisco Beltrão

Às vésperas de completar quatro meses, a marca dos mil atendimentos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Sudoeste do Paraná na Base Descentralizada de Francisco Beltrão foi alcançada na madrugada desta quarta-feira (19).

Antes mesmo das estatísticas do sistema, a constatação foi feita pela própria equipe beltronense, onde incluindo a auxiliar administrativa, são 45 socorristas, técnicos em enfermagem, enfermeiros e médicos que dividem plantão para atender ininterruptamente a população de Francisco Beltrão e região, 24 horas por dia, sete dias por semana.

O marco dos mil atendimentos foi computado minuciosamente pelo condutor socorrista Carlos Henrique Ferreira, da Alpha 2 (Unidade de Suporte Avançado - UTI) e o condutor Fabio Andrei Borges (Bravo 05), que costumam, a cada plantão, fazer o levantamento de dados através dos livros ata de cada ambulância do número de ocorrências, natureza, dias e períodos. Diversas estatísticas, planilhas e percentuais foram organizadas e enviadas ao Consórcio da Rede Intermunicipal de Urgências do Sudoeste do Paraná (Ciruspar), que administra o Samu.

Descobriu-se com os números que 59% dos atendimentos feitos pela equipe de Beltrão são durante o dia; 41% à noite. A violência das rodovias e as ocorrências de acidentes se confirmam, uma vez que dos mil salvamentos, 53,30% dizem respeito a trauma e 46,70% a casos clínicos (clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população).

A base conta com três ambulâncias, sendo duas de suporte básico que juntas fizeram 775 atendimentos (44% Bravo 05 e 34% Bravo 6); a unidade de suporte avançado fez 225 atendimentos (22%). A maior média de atendimentos por dia foi no mês de maio: 10,07; seguida de 8,10 atendimentos por dia em abril. Junho já registrou 5,87 atendimentos por dia. (Veja planilhas)

Avaliação:O médico cirurgião geral e urologista, coordenador da Base Descentralizada de Francisco Beltrão, Luís Fernando Dip fez uma avaliação muito positiva. "Às vezes a gente parece ser um pouco crítico, mas a critica vem para beneficiar os atendimentos ao paciente ou vítima que está sendo atendida. A gente pergunta e questiona a Central de Regulação para pegar esses dados e que consigamos chegar na ocorrência e prestar o atendimento adequado. A medicina pré-hospitalar é uma coisa nova e são situações realmente inusitadas que a gente presencia, totalmente diferente de ambiente hospitalar. Já trabalhei com isso e posso afirmar que mesmo quando já se tem experiência e segurança em atender, sempre dá o frio na barriga quando sai para a ocorrência, pois você não sabe o que vai encontrar. Em caso de um capotamento, por exemplo, você não sabe se é uma, duas ou até quatro vitimas. Tudo que é referente a trauma o solicitante liga e às vezes não consegue, no calor da emoção da ocorrência, passar exatamente o que está acontecendo e detalhar. São informações importantes para que a gente saiba quantas viaturas mandar", discorreu.

Dip enfatiza que o mais importante é a rapidez, a agilidade e a efetividade nos atendimentos. "A gente com certeza veio para fazer essa diferença nesses atendimentos de rua, apesar de às vezes os próprios gestores e políticos darem mais importância para as transferências, o caso em que o doente está no hospital para outro - isso também é importante sem dúvida se temos uma viatura e equipe para fazer tudo isso é logico que o paciente será bem assistido. Mas não acho que fará tanta diferença na entre a vida e a morte quanto um atendimento na rua", pontuou, acrescentando que "o doente tem sido assistindo rápido e esses cinco minutos para os casos de traumas mais graves, onde ofertamos oxigenação, reposição volêmica com soro, estancando os sangramentos, a contenção das hemorragias externas, imobilização das fraturas que são fonte de perda sanguínea, dão realmente condição para que a vítima chegue dentro de uma unidade hospitalar, faça todos os exames e tenha o tratamento mais adequado".

A estimativa da base é de, nas ocorrências dentro de Francisco Beltrão, ter um tempo resposta médio de dez minutos, ou seja, do pedido de socorro até a chegada da ambulância. Esse é o tempo preconizado como ideal. Na região a quilometragem é maior e, consequentemente, o tempo resposta.


Beltrão em 4 meses

- 59% dos atendimentos feitos pela equipe da Base Descentralizada de Francisco Beltrão são durante o dia; 41% à noite.
- A violência das rodovias e as ocorrências de acidentes se confirmam, uma vez que dos mil salvamentos, 53,30% dizem respeito a trauma e 46,70% a casos clínicos (clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população).
- A base conta com três ambulâncias, sendo duas de suporte básico que juntas fizeram 775 atendimentos (44% Bravo 05 e 34% Bravo 6);
- A unidade de suporte avançado (ambulância UTI) fez 225 atendimentos (22%).
- A maior média de atendimentos por dia foi no mês de maio: 10,07; seguida de 8,10 atendimentos por dia em abril.
- Junho já registrou 5,87 atendimentos por dia.

Fonte: Jornal PatoB

 



Veja também

20/10/2014 
Cadoagro/Carlão Verduras é campeão do futsal força-livre em Salto do Lontra
20/10/2014 
Salto apenas empata com o Missal pela Série Bronze
20/10/2014 
Assistência Social desenvolve atividades artesanais com Clubes de Mães
20/10/2014 
Dia das Crianças especial na Assistência Social de Salto do Lontra
20/10/2014 
Associação de Santa Rita recebe plantadeira nova
 

 

 
Publicidade
 
Moda Masculina
Tênis Ferracini
Signal Napa
 
Móveis e Decoração
Banqueta Belo Horizonte Café em Recouro
com Sistema de Regulagem - Rivatti
 
Eletroportáteis
Panela a Vapor Philips Walita
Daily Ri9116 5 litros Preta
 
Casa
Cama Box Casal (Box + Colchão)
Gazin Liss Bella Molas Ensacadas
 
Óculos de Sol
Sun John Hawaii
Caramelo - Tamanho U
 
Eletrodomésticos
Micro-ondas Electrolux
Ma30S 20 Litros Prata
Publicidade
 
Livros
Romance
Se Eu Ficar
 
Eletroportáteis
Liquidificador Philips Walita Viva
1,5L 5 Velocidades Preto
 
Acessórios
Bolsa Niegi Alça De Mao
Verde - Tamanho U
 
Informática
Notebook 2 em 1 HP Pavilion
Intel Dual Core 4GB 500GB LED 11,6" Touchscreen Vermelho Windows 8.1
 
Games
PlayStation 3
250GB + Controle Dual Shock 3 Preto Sem Fio -
 
Moda Feminina
Blazer Auslander
Summer
 
Celulares
iPhone 4S
Branco 8GB - Apple
 
Blu-Ray
Coleção Blu-ray Trilogia O Senhor dos Anéis
6 Discos em Blu-ray + 9 DVDs
 
Smart TV
LG 3D 50" - Plasma
HD 3 HDMI 3 USB 600Hz
 
Ar Condicionado
Split Comfee Cyclone 7500 BTUs
Frio - Branco
 
Eletrodomésticos
Cooktop Elétrico Consul
4 Bocas CD060 Acendimento Inteligente Preto
Menu Sudoeste Online
»  Últimas Notícias
»  Galerias de Fotos
»  Agenda de Eventos
»  Guia de Empresas e Negócios
»  Guia de Imóveis
»  Guia de Empregos
 
»  Prefeitura Municipal
»  Câmara de Vereadores
»  Associação Comercial e Empresarial
 
»  Contato
»  Anuncie
Sobre Salto do Lontra
»  Aspectos Gerais
»  História
»  Indicadores
»  Símbolos e Hino
»  Fotos do Município


Central de Atendimento

(46) 3536-5397


comercial@sudoesteonline.com.br