São João - Sudoeste do Paraná     
 

Pato Branco   |  Calendário   |   quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Escolas particulares acordam sobre calendário letivo 2014

Os 200 dias letivos de 2014, ano em que se realizará a Copa do Mundo no Brasil, foram a principal pauta em debate no começo da tarde desta tarde quarta-feira (21), no mezanino da Biblioteca da Faculdade Mater Dei. Pela primeira vez no Sudoeste, houve uma reunião entre diretores, coordenadores pedagógicos e representantes de todas as escolas particulares de Pato Branco, para conversar sobre um calendário em comum. O encontro de cerca de 20 pessoas contou, inclusive, com a presença do Núcleo Regional de Educação (NRE), representado pela técnica pedagógica Rita Cordeiro Augusto e do coordenador da equipe de estrutura e funcionamento do NRE, José Francisco Grezzana.

A reunião foi conduzida pela delegada regional do Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe-PR), Ivone Maria Pretto Guerra, também vice-diretora da Faculdade Mater Dei, que representou o Sudoeste no Simpósio de Matrículas 2013, realizado em Curitiba no último dia 17, em Curitiba. Com base nas informações que trouxe do Estado, os diretores concordaram que o calendário consonante deve agradar aos pais, principalmente os que no começo deste ano questionaram o fato de as escolas particulares iniciarem suas aulas em datas tão diferentes umas das outras.

Datas de recessos

O acerto pelo máximo possível de um calendário geral visualiza àqueles que estão se programando para viajar assistir aos jogos da seleção brasileira, por isso alguns recessos de alunos foram pensados, como nos dias 12, 17 e 23 de junho. A ideia em comum entre as escolas é de iniciar as aulas no dia 3 de fevereiro; fazendo um recesso menor de carnaval em março, apenas os dias 3 e 4 e não mais a semana inteira como faziam o Colégio Mater Dei e Águia, por exemplo. O recesso escolar que marca a transição do segundo para o terceiro bimestre está reservado para 7 a 19 de julho; e após a Copa, as aulas seguiriam no segundo semestre até o dia 12 de dezembro; vindo a partir dali, os exames finais.

NRE

A presença do NRE balizou a conversa entre os diretores de particulares, mesmo porque todos os anos, a Secretaria de Estado da Educação encaminha a todas as escolas, no final do mês de agosto, a Instrução Normativa para Elaboração de Calendário Escolar. Esse texto é aguardado entre 26 a 29 de agosto e, a partir dele, cada escola tem a liberdade de propor seus ajustes pontuais no calendário. A tendência após essa reunião entre as particulares é que as escolhas sejam muito semelhantes, senão idênticas. “Dessa reunião há um acordo entre as instituições particulares, a partir de uma ótica do NRE que dá o aval e aprova, a partir dos pareceres que são emitidos a cada uma das instituições, que elas estão atendendo a todas as normas e as leis que regem sobre a carga-horária que devem ser ministradas aos alunos e os dias letivos que constam na LDB”, explicou Grezzana.

Questionado quanto ao calendário das escolas particulares encaminhar-se praticamente como o das escolas públicas em 2014, o coordenador da equipe de estrutura e funcionamento afirmou que “muitas das diretrizes que na semana que entram serão determinadas pelo Estado estarão extremamente ajustadas. Há, até em virtude do ano que teremos em 2014, a própria intervenção que se teve da lei geral da Copa. A partir dessa reunião temos uma clareza e justificativa social para toda a comunidade sobre como nossas escolas, tanto estaduais quanto particulares, desenvolverão sua proposta pedagógica para 2014”, projetou.

Sinepe

Ivone Guerra salientou a receptividade das escolas particulares em pensar juntos. “A gente fez um trabalho muito intenso e ficamos muito felizes com a participação das escolas que estiveram aqui presentes. Agora vai começar uma história diferente. Foi tanto comentário sobre a Copa e isso fez com que as escolas entendessem que a união faz a força”, comemorou.

A delegada regional do Sinepe-PR salientou que será respeitada a lei superior e que a presença do NRE foi um passo grandioso, em que pese a escola particular ser livre para fazer seu calendário. “Em conjunto nunca havia sido feito antes em nossa região e nossa cidade. É a primeira vez que fazemos um calendário. A participação do núcleo nos fez tirar dúvidas, acertar, facilitar não só a nossa vida, mas toda a história do ano letivo do ano que vem”.

Sobre o Simpósio de Matrículas 2013 realizado na semana passada, Ivone Guerra salienta que a principal mensagem é a valorização do educador. “Sempre é mencionado que o professor deve ser valorizado como pessoa, a pessoa que está na instituição deve ser valorizada, tendo também todo um conceito básico da região”.

Fonte: Daiana Pasquim

 



Veja também

21/10/2014 
Empresa dá US$ 1.500 para que funcionários viajem e voltem inspirados
13/10/2014 
Imigrantes são hostilizados no PR após suspeita de ebola
10/10/2014 
A cada três minutos e meio, uma empresa é aberta no Paraná
06/10/2014 
Eleição transcorre normalmente na comarca de São João
30/09/2014 
Vaticano investigou padre Marcelo Rossi por quase 10 anos
 

 

 
Publicidade
 
Acessórios
Relógio Masculino
Analógico
 
Filme
Blu-ray 3D - Malévola
Saiba Mais
 
Lazer
DVD Player Sony
Entrada USB Frontal
 
Fone de Ouvido Philips
Preto
Saiba Mais
 
Acessórios
Bolsa Niege Com Alça de Mão Saco
Tamanho U
 
Moda Masculina
Camiseta Calvin Klein Jeans Pelham Bay
Saiba Mais
Publicidade
 
Literatura
Livro - Para Onde Ela Foi
Saiba Mais
 
DVD
DVD - 24 Horas: Viva um Novo Dia
(9ª Temporada)
 
Infantil
DVD Portátil Tectoy Aviões
Entrada USB Função Ripping
 
Literatura
Combo Nicholas Sparks
Edição Econômica
 
Lançamento
Notebook HP
Core i5 4GB 500GB Tela 14 Windows 8.1
 
Moda Feminina
Vestido Botswana Liso
Saiba Mais
 
Telefone s/ Fio Fox
Rediscagem e PAGE
Motorola
 
Moda Feminina
Bolsa Macadâmia
Tamanho U
 
Identificador de Chamadas
Branco e prata
Saiba Mais
 
Moda Masculina
Óculos Absurda La Rocca
Tamanho U
 
Lançamento
Samsung Galaxy S4 Mini Duos Desbloqueado Branco
Android 4.2 3G/Wi-Fi Câmera 8MP 8GB
Menu Sudoeste Online
»  Últimas Notícias
»  Galerias de Fotos
»  Agenda de Eventos
»  Guia de Empresas e Negócios
»  Guia de Imóveis
»  Guia de Empregos
 
»  Prefeitura Municipal
»  Câmara de Vereadores
»  Associação Comercial e Empresarial
 
»  Contato
»  Anuncie
Sobre São João
»  Aspectos Gerais
»  História
»  Indicadores
»  Símbolos e Hino
»  Fotos do Município


Central de Atendimento

(46) 3536-5397


comercial@sudoesteonline.com.br